Inspirações para seu Negócio

Bem-vindes_

Bem-Vindes ao blog da B.G.B.O_Agency*!

Eu sou a Beth, idealizadora dessa Agência super bem-humorada que entra no mercado. Sim, cheia de bom humor, porque se não for para rir dos erros, celebrar acertos e segurar nas mãos para dar apoio, força ou fazer uma ciranda, eu nem desço pro parquinho.

Criei essa agência para ajudar pequenos empreendedores em início de carreira a não tropeçar em coisas simples. Pois, há dez anos, quando iniciei meu próprio negócio me vi levando meses, às vezes anos para:

  • Identificar que algo era um problema
  • Buscar a solução
  • Entender uma nova ferramenta
  • Implementar
  • Criar hábito de acompanhar aquele aspecto da empresa

Com o tempo percebi que eu não estava sozinha. E que, praticamente todo mundo que eu conhecia e empreendia solo tinha, de uma forma ou de outra, os mesmos problemas. Confesso que foi um alívio ver que eu não estava só e que não era menos do que ninguém. Afinal, mesmo separado estava todo mundo se lascando junto para dar conta de um monte de coisas. Desde lidar com atendimento ao cliente até produzir o arquivo com a logo no formato certo para o panfleto da feirinha. Sem falar em arquivar contas, enviar e-mails importantes, relacionamento com fornecedores, teste de embalagem, etiquetar produto, pensar website, mídia social,… e ainda ter que, de saída e com pouquíssima base, precificar produtos corretamente! Ufa!

Como disse, se eu não risse no processo eu não continuaria. Até porque lágrimas não faltaram. Mas com o tempo fui achando os caminhos e tudo deu certo. A questão é que o negócio funcionar é diferente de ele ter uma vida longa, que é diferente de ele ter uma vida longa e saudável. Não se enganem, está cheio de pequeno empreendedor que acha que está mandando bem, mas na real, está pagando para trabalhar.

Ao longo dos anos tive que mudar de país e com isso, manter um negócio no formato que eu tinha parou de fazer sentido. Mas uma inquietude nunca me deixou. Eu achava, e ainda acho, injusto (sem ter muito a quem culpar nesse caso) que até haja bastante informação de qualidade para pequenos empreendedores por aí. Mas que elas estejam tão espalhadas dentro de diferentes cursos, instituições, livros e aplicativos, que se torna um tanto difícil determinar o que é prioridade. Claro, são muitos os aspectos envolvidos em uma empresa pequena, especialmente se considerarmos o fator pessoal. Que é parte essencial dessa vivência, visto que muitos trabalhamos em/de casa. Além disso, no início tudo é um pouquinho aqui e um pouquinho ali. Então vamos dando conta e vendo a coisa tomar forma. Mas com o tempo, responsabilidades e sistemas vão se acumulando e ter uma estrutura interna sólida se mostra imperativo para a saúde não somente do empreendimento como a de quem o gerencia.

Quando decidimos abrir um negócio ninguém se imagina durante horas catando um documento entre pastas e gavetas ou suando frio depois de ter perdido as informações do cliente que estavam anotadas em algum caderno de notas – “Aquele! Pequeno de capa roxa que deixei em cima da mesa ontem antes do jantar. Certeza que estava aqui!”. E, no entanto, é boa parte da vida daqueles que iniciam um negócio. Especialmente se o mesmo for gerido de dentro da sua casa. É comum nessa fase precisarmos costurar na mesa em que jantamos com a família, etiquetar produtos no sofá que vemos televisão ou usarmos parte da nossa geladeira para resfriar bolos e brigadeiros. O que me leva ao que entendi ser o cerne da minha questão:

Como podemos sintonizar a vida profissional com a pessoal ao mesmo tempo em que criamos e gerimos um negócio saudável?

A partir de reflexões, observações, e vivências percebi que a resposta a qual eu chegava era a sempre a mesma: organização. De tudo aquilo necessário para o funcionamento de uma empresa COM a vida pessoal. Quanto mais eu pensava, mais claro ficava para mim a crueldade que mora na ideia de que devemos dividir nossos negócios das nossas vidas pessoais quando ainda é impossível, seja geográfica, financeira ou estruturalmente fazê-lo. Por isso, resolvi abrir a B.G.B.O_Agency. Para auxiliar pequenos empreendedores a construir bases sólidas para uma carreira profissional saudável e longeva, levando em consideração as necessidades individuais de cada um.

E esse será o espaço no qual discutirei esse assunto de forma mais ampla. A ideia é trazer temas e também vozes diferentes para dividir experiências. Aqui vamos conversar e trocar sobre vários aspectos que abarcam essa fase em que pensamentos deixaram de ser sonhos, mas ainda não são totalmente realidade. Espero também poder aprender com as experiências de vocês. Afinal, cada um é único e acredito que nisso mora a beleza de cada negócio.

Até a próxima!

Ass,

Beth Graham

*O nome B.G.B.O_Agency significa Beth Graham Business Organization Agency ou Agência de Organização de Negócios da Beth Graham.